Instituto SuperAÇÃO

A Importância das Competências Socioemocionais para o Desenvolvimento do Ser Humano Integral

Publicado: 05/07/2019


clique para ampliar

Nos dias atuais somente o conteúdo didático das escolas não tem sido mais suficiente para o ensino, além das habilidades técnicas, as crianças precisam desenvolver suas habilidades socioemocionais, que serão muito úteis não só durante a vida acadêmica e profissional, mas em toda a sua trajetória. 

 

Chamamos de habilidades socioemocionais as competências que os seres humanos possuem para lidar com suas emoções, alcançar seus objetivos de vida e se relacionar com as outras pessoas. Essas habilidades são o autoconhecimento, a empatia, o espírito colaborativo e a resiliência. 

 

Ao desenvolverem essas habilidades, as pessoas aprendem a viver melhor em sociedade, construindo relações saudáveis. Os seres humanos nascem com habilidades socioemocionais, mas precisam ser trabalhadas e incentivadas ao longo da vida. Com elas em prática, as crianças começam a enxergar suas relações, desafios e conflitos com outros olhos e aprendem a agir dentro de suas possibilidades.  A infância é o momento mais propício para o desenvolvimento das competências socioemocionais, pois é nessa fase de vida que os seres humanos possuem maior predisposição biopsicossocial e condições gerais de aprendizagem, dessa forma, quanto antes essas capacidades forem estimuladas, mais cedo as crianças passarão a orientar suas ações e comportamentos. A família tem um papel crucial em todo esse processo. 

 

Práticas como o diálogo são de extrema importância para que a criança possa ter abertura para falar sobre seus sentimentos, emoções e comportamento, com o intuito de mostrar as possíveis consequências de cada uma de suas atitudes. Dar o exemplo é uma ótima estratégia, por isso é fundamental que a família sempre aja em conformidade ao que esperam da criança. A inteligencia emocional passou a ser compreendida como parte essencial do desenvolvimento humano, sentimentos e emoções estão recebendo atenção especial de professores e educadores e a procura por escolas que possuam as competências socioemocionais no seu currículo está crescendo cada vez mais.

 

Nós, educadoras do Espaço Verde do Instituto SuperAÇÃO, trabalhamos integrando as habilidades socioemocionais em toda nossa dinâmica pedagógica contribuindo assim, para o desenvolvimento do ser humano integral.