Instituto SuperAÇÃO

Atuação do Instituto SuperAÇÃO no Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira

Publicado: 14/06/2019


clique para ampliar

A Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira -  APASM é uma unidade de conservação da natureza, de uso sustentável, criada em 1985 pelo
Decreto Federal nº 91.304 e possui uma grande extensão territorial, abrangendo 27 municípiosnos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio é o órgão responsável pela sua gestão.

 


Esta área protegida tem como objetivo a preservação da biodiversidade, especialmente das águas, florestas e montanhas, incluindo a fauna e a flora associadas a estes ecossistemas. É importante lembrar que a Serra da Mantiqueira foi considerada a “8ª área protegida mais insubstituível da Terra” pela notável revista científica Science (2013). Por ser uma unidade de conservação de uso sustentável, a APASM objetiva também a preservação da paisagem cultural e manutenção ou melhoriada qualidade de vida das pessoas que residem na área.

 


Cerca de 20% do município de Itanhandu está inserido na APA em sua porção de maior altitude e diferente do que ocorre em todos os outros 26 municípios que compõem o território, nesta área não há nenhum morador. A preservação da Serra da Mantiqueiratem alta importância para a população itanhanduense, trazendo muitos benefícios diretos, uma vez que várias nascentes e mananciais de abastecimento de água estão protegidos e a floresta presta inúmeros serviços ambientais, tais como a regulação climática, o controle de secas e inundações e a manutenção da paisagem e da biodiversidade. 

 


A gestão da APA da Serra da Mantiqueira conta com o apoio de seu Conselho Consultivo – CONAPAM,composto por diferentes setores da sociedade, incluindo a Sociedade Civil organizada, da qual o Instituto SuperAÇÃO é um dos representantes. O conselho visa discutir assuntos de interesse,tais como água, montanhas, parcelamento do solo, mineração, resíduos sólidos, no sentido de alcançar soluções que sejam democráticas e satisfatórias. 

 


Na atual gestão (2018-2020), o Instituto SuperAÇÃO, aprovado pela plenária, assumiu a função de Secretaria Executiva do CONAPAM, que dá suporte à diretoria do conselho na comunicação, na elaboração de documentos e na organização das reuniões que são trimestrais, itinerantes e abertas à toda a comunidade. 

 


No ano de 2018 foi aprovado o Plano de Manejo da APASM, importante instrumento de gestão, que compila muitos dados e visa principalmente ordenar os usos no território. Cabe ressaltar que o Instituto SuperAÇÃO participou ativamente da elaboração deste documento, como membro da equipe de supervisão do documento. 

 


Para saber mais sobrea APASM, acesse o site do ICMBIO, onde estão os links para o Plano de Manejo, mapas e legislações. Para conhecer melhor o trabalho do conselho, visite o site e o blog do CONAPAM. Você pode encontrar notícias,fotos, textos informativos eo calendário de reuniões.