Instituto SuperAÇÃO

Movimento “Faz Sentido” em Itanhandu

Publicado: 09/04/2019


clique para ampliar

Abrir-se à fala do outro de maneira a ser transformado por ela, é uma reaprendizagem cultural necessária para que se abram caminhos para a corresponsabilização e a gestão compartilhada, como apregoam os parâmetros do MEC para a inovação na educação básica, publicados em 2016.  A escuta ativa é uma prática profundamente transformadora que, ao legitimar diferentes pontos de vista, viabiliza tomadas de decisão representativas 
das coletividades.


O Instituto SuperAÇÃO completou em 2018 uma das trilhas da plataforma Faz Sentido, em um trabalho inovador de escuta da comunidade escolar do ensino fundamental I. A plataforma Faz Sentido está organizada em 8 trilhas ou caminhos diferentes, a serem escolhidos após a etapa primordial, “escutar e escolher”. São eles: Currículo; Práticas Pedagógicas; Família & Comunidade, Gestão; Ambiente; Formação Continuada; Avaliação e Certificação; Adolescências. A trilha pode ser seguida por um professor, uma escola, ou por uma rede. Está sob licença Creative Commons e é aberta a qualquer educador que queira participar, para o ensino fundamental II e ensino médio. Itanhandu traz uma experiência inovadora, transpondo o uso da metodologia para o ensino fundamental I.


Ao longo do ano foram realizadas 12 rodas de conversa abertas a todos os públicos e com base no que foi dito, foram elaborados questionários, respondidos por 565 pessoas. Os resultados foram compartilhados em duas reuniões em cada escola, uma de dia e uma de noite, envolvendo alunos e familiares além de toda a comunidade escolar. Posteriormente foi realizada uma reunião de priorização, com a presença da Secretaria Municipal de Educação, para a qual foi convidada toda a comunidade escolar. Resultados foram novamente apresentados, discutidos e priorizados, resultando na escolha da trilha: “Família & Comunidade”. A partir daí começaram então as reuniões de co-criação, onde os envolvidos no processo elaboraram juntos um produto, um núcleo para apoiar a Escola, chamado “Escola de Pais”, que reuniu-se 3 vezes no ano passado, e recomeça no mês de abril suas atividades.  


Os resultados para cada escola foram publicados em encartes e disponibilizados. Podem ainda ser solicitados ao Instituto por email: instituto.superacao@gmail.com ou pelo telefone (35) 99207 3125.