Publicado: 02/02/2021
Como parte desta parceria, no dia 15 de agosto realizamos no Espaço Verde do Instituto SuperAÇÃO, uma oficina de produção de mudas. Nayara Cunha Junqueira, farmacêutica e coordenadora do projeto, conversou com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Ana Carlos da Silva e Escola Municipal Dona Nenem Garcia. Explicou sobre a importância das Plantas Medicinais nos cuidados com a saúde e produziu junto com alunos e professores do Instituto, cerca de cinquenta mudas de espécies medicinais.
Para que a farmácia funcione e disponibilize os medicamentos, é preciso muita dedicação e boas parcerias. O trabalho começa com a produção de mudas para o cultivo, cuidados com o viveiro, colheita e secagem. Além disso, a parceria com universidades traz a segurança das pesquisas na área e ajuda a formatar um trabalho em rede com os profissionais da saúde.
A Farmácia Viva no SUS é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde aprovado pelo Ministério da Saúde. Esse modelo de farmácia vem sendo implementado com sucesso em algumas cidades de Minas Gerais e oferece à população medicamentos fitoterápicos . A Farmácia Viva de Itanhandu conta com o apoio da Universidade de Taubaté (UNITAU) como instituição parceira e apoiadores como Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), EMATER e Instituto SuperAÇÃO. As mudas produzidas nesta oficina serão destinadas ao Horto de Plantas Medicinais que está sendo estruturado na Escola Fazenda do município e servirão de matéria prima para a produção de medicamentos fitoterápicos
no futuro.