Instituto SuperAÇÃO

Instituto SuperAÇÃO promove oficina "Corpo, Mente, Coração = Meio Ambiente"

Publicado: 07/03/2016


  • Instituto SuperAÇÃO promove oficina
  • Roda de Conversa
  • Roda de conversa
  • Roda de conversa
  • Oficina
  • Oficina
  • Trabalho com as cartas do Professor José Pacheco
  • Trabalho com as cartas do Professor José Pacheco

clique para ampliar

No dia 26 de setembro, o Instituto superAÇÃO, convidado pela Professora  Angélica Gonçalves, ministrou no clube Campestre, a oficina "Corpo, Mente, Coração = Meio Ambiente" para os alunos do curso Normal Educação Infantil Escola Estadual Professor Souza Nilo e educadores do município. Foram desenvolvidos estudos e vivências práticas para estimular nossa capacidade de trabalhar de forma transformadora, integrando as três dimensões do ser humano - corpo, mente e coração.

No início da oficina, uma linda roda de dança circular criou um ambiente harmonioso e acolhedor intergrando o grupo. Na segunda etapa do trabalho, já despertos para uma escuta mais atenta e profunda, uma conversa esclareceu o processo de mudança paradigmática que vivemos na contemporaneidade, e discutimos a importância da integração das três dimensões do humano (corpo, mente e coração) na educação.

 Após um delicioso lanche, partimos para experimentar um novo olhar sobre o mundo por meio de técnicas da educação ambiental. Por fim, a oficina finalizou com um world café, trabalhando algumas cartas do Professor José Pacheco endereçadas a educadores brasileiros, onde foram abordados temas importantes que inspiram e ajudam a repensar a educação, com o objetivo de romper com velhos paradigmas, construindo, assim, práticas inovadoras que possam auxiliar na formação de indivíduos mais autênticos, autônomos, expressivos, sensíveis e consequentemente felizes.


Para saber mais>: A oficina foi inspirada em autores como Fritjof Capra ("A Teia da Vida"), José Pacheco ("Aprender em Comunidade") e Sandra Celano ("Corpo e Mente na Educação - uma saída de emergência" e "Mãos que Tocam a Alma: sugestões para uma educação transdisciplinar"), cujo pensamento nos ajuda  a compreender o momento em que vivemos e o ser humano integral.