Publicado: 21/03/2014
A Cachoeira do Vô Delfim é um bem inventariado do Patrimônio Cultural Natural de Itanhandu. Localizada no leito do Rio Verde, em uma propriedade particular, no Bairro Jardim, está a 9 Km de distância do centro do município. A Cachoeira do Vô Delfim está a 900 m de altitude em uma área original de Mata Atlântica, hoje substituída em sua grande maioria por áreas de pastagem. Mesmo assim, ainda conserva pequenos fragmentos da sua mata ciliar.
É caracterizada por uma queda d’água pequena e alguns outros poços. O acesso é por uma trilha íngreme. A Cachoeira do Vô Delfim é utilizada diretamente e sem restrições para visitação pública. O uso pela população é intenso, principalmente durante finais de semana e feriados. Em 2012, a Cachoeira do Vô Delfim sofreu um incêndio e sua margem esquerda foi queimada.
Em março de 2014, o Instituto SuperAÇÃO, em parceria com a Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Meio Ambiente, promoveu um mutirão de reflorestamento no local. Foram plantadas 40 mudas, entre nativas e frutíferas, para a recuperação da mata ciliar do Rio Verde. Mas em setembro de 2014, ocorreu novo incêndio que queimou toda a mata ciliar que compunha a sua margem direita, o seu lado de acesso.
Mas nem todo trabalho foi perdido. Embora as mudas, plantadas no mesmo ano, tenham sofrido bastante com o fogo, começaram a rebrotar novamente. Apenas algumas foram perdidas. A resistência da natureza ao desastre, nos incentivou mais ainda e doamos 100 mudas aos proprietários das quais 30 já formam plantadas.
Continuamos buscando recuperar a área da Cachoeira do Vô Delfim que, além de ser um local de lazer maravilhoso, é o símbolo natural de nosso município.