SOBRE O SUPERAÇÃO

Equipe

Conheça nossa equipe

O Instituto SuperAÇÃO conta com uma equipe multidisciplinar, com profissionais pós-graduados no Brasil e no exterior. A qualificação, experiência e comprometimento da equipe permitem um trabalho de impacto e transformador.

Fundadora

Virgínia

Fundadora e Presidente do Instituto SuperAÇÃO. É Advogada e Ecóloga formada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, mestre em Desenvolvimento e Gestão Integrada do Território pelo Museu de História Natural de Paris e especialista em Desenvolvimento Sustentável e Direito Ambiental pelo CDS/UnB. Acredita na força dos sonhos e da ação para construir um mundo melhor.

Gleicy

Começou como voluntária do Instituto SuperAÇÃO em 2010. Hoje é responsável pela Gestão Administrativa e compõe também a equipe de Meio Ambiente participando dos projetos de restauração e conservação florestal. Formada em Administração de Empresas pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itanhandu – FAPACI e especialização em Estrutura e Processos Organizacionais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Joana

Coordenadora da equipe de Meio Ambiente, é formada em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestre em desenvolvimento, agricultura e sociedade pelo CPDA/UFRRJ. Pesquisadora da ecologia profunda, integra as redes do GEDS (Design para Sustentabilidade e Regeneração) e dos egressos da formação de F. Capra (Systems View of Life). Entre 1998 e 2003, trabalhou como assistente de pesquisa relacionada ao carbono do solo no IPEA/RJ. Pós-graduada em metodologias ativas pelo grupo UNIS, leciona nesta instituição em São Lourenço/MG, nas temáticas de gestão ambiental, sustentabilidade e inovação/ criatividade na educação. Educadora ambiental na Serra da Mantiqueira desde o ano 2000, dedica-se ao fortalecimento das redes de pessoas visando ação socioambiental responsável, assim como o fomento da cultura de regeneração.

Bianca

Colaboradora no Instituto desde o ano de 2017, atua nos programas de conservação e restauração florestal e nas atividades de acompanhamento,  planejamento e execução de políticas públicas ambientais. É Cientista Socioambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com formação complementar em Gestão de áreas protegidas, planejamento e licenciamento. Nascida em Itanhandu e apaixonada pelas árvores, foca seu trabalho em prol da preservação da Mantiqueira e do Rio Verde.

Lucas

Natural de Itanhandu, Lucas faz parte da equipe do Meio Ambiente desde 2020 e trabalha principalmente na implementação de projetos de restauração e conservação florestal. Acredita no trabalho em rede, no fomento a projetos sociais e na política pública para transformar o ambiente em que vive. É bacharel em engenharia ambiental e sanitária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Vinicius

Articulador de projetos de conservação e restauração de ecossistemas do Instituto SuperAÇÃO.É gestor ambiental formado pela Universidade Cesumar – UNICESUMAR, e Técnico em Logística pelo Sistema S.  Sua atuação é voltada na articulação rural e comunitária, com ênfase na criação e fomento de serviços na economia verde, produção sustentável por meio da restauração e conservação florestal.

Ana Lívia

Integra a equipe de Meio Ambiente do Instituto SuperAÇÃO, atuando principalmente na implementação de projetos de restauração e conservação florestal. Em 2022, integrou a equipe de Educação, realizando as oficinas de Educação Ambiental e Pequenos Cientistas no Espaço Verde. É graduada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Botânica Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Acredita que a natureza ensina que tudo que necessitamos está disponível, restando apenas a sabedoria para protegê-la.

Micheli

Coordenadora de educação do Espaço Verde e responsável pelo planejamento de atividades que buscam promover o desenvolvimento integral do aluno. Iniciou os trabalhos na área da educação em 2015 na Escola Municipal Ana Carlos da Silva como orientadora pedagógica no Programa Mais Educação, época que começou os estudos sobre a inovação na educação, através de visitas em escolas inovadoras e práticas de novas metodologias. Já atuou como professora de Artes em escolas estaduais e municipais de Itanhandu. É formada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas do Estado de São Paulo – FACIC. Acredita no poder transformador da educação na vida do indivíduo por meio da valorização das diferentes habilidades individuais.

Alessandra

Faz parte da equipe de Educação do Instituto SuperAção, desenvolvendo atividades no Espaço Verde. É Graduada em Administração pela Faculdade Presidente Antônio Carlos e Pedagogia pela Fabras. Pós-graduando em Coaching Educacional pela Unina. Acredita que a educação é capaz de  tornar cidadãos mais críticos, em busca de uma sociedade melhor.

Sarah

No Instituto SuperAÇÃO integra a equipe de educação e é responsável pelas atividades de robótica e horta no Espaço Verde, e busca trabalhar sempre com foco na inovação na educação. Formada em pedagogia pela Faculdade Presidente Antônio Carlos – FAPACI,  de Itanhandu, com curso sobre Sistemas Agroflorestais e especialização na área de Olericultura. Por meio da educação, se dedica à valorização do ser humano e suas habilidades. Acredita que todos têm algo a ensinar e a aprender.

Caroline

Responsável pela Comunicação do Instituto SuperAÇÃO. Formada em jornalismo pela PUC Minas e em Design para Sustentabilidade e Regeneração pelo Gaia Education Brasil (GEDS). Pós-graduada em Comunicação Empresarial pela ESPM – RJ e especialista em Comunicação Não-Violenta. Trabalhou nos últimos 20 anos na área de comunicação empresarial. Acredita na comunicação como ferramenta potente para criar uma cultura de práticas colaborativas e regenerativas.